Neste domingo (29), 1.905.885 eleitores vão às urnas em Fortaleza e Caucaia, na Região Metropolitana, no 2º turno das eleições para cargo majoritário, de acordo com os dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Na capital cearense 1.692.712 eleitores voltam as urnas para escolher entre os candidatos Capitão Wagner (PR) e Roberto Cláudio (PDT). O Capitão Wagner vota às 9h no Colégio Lima Nogueira, no Bairro João XXIII, enquanto o candidato Roberto Cláudio vota 10h30 no Colégio Batista, no Bairro Dionísio Torres. No primeiro turno, Roberto Cláudio recebeu 40,81% dos votos (524.973 votos) e Capitão Wagner 31,15% dos votos (400.802 votos).
Em Caucaia, 213.173 eleitores terão como opção de voto Naumi Amorim (PMB) e Eduardo Pessoa (PSDB). São 601 seções eleitorais em Caucaia. No 1º turno das eleições, o candidato Naumi Amorim recebeu 73.316 votos (48,10%) e o segundo colocado, Eduardo Pessoa ficou com 48.450 (31,79%). Eduardo Pessoa votará às 8 horas, no Sítio Carauçanga, na zona rural de Caucaia. Já Naumi Amorim votará às 9 horas, no Colégio Danilo Dalmo da Rocha Correia, no Bairro Parue Potira.
Neste segundo turno, serão disponibilizadas 5.643 urnas eletrônicas, sendo 4.492 para as seções eleitorais de votação de Fortaleza, 601 urnas para as seções de Caucaia, 522 urnas reservas e 39 urnas eletrônicas para as Mesas Receptoras de Justificativas, que funcionarão em Fortaleza (11), Jericoacoara, Aquiraz (Porto das Dunas), São Gonçalo do Amarante (Pecém), Aracati (Canoa Quebrada), Juazeiro do Norte, Caucaia (Cumbuco) e Sobral.
Horário de Verão
O segundo turno das eleições no Ceará ocorrerá de acordo com o horário local, das 8h às 17h, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e não pelo horário de Brasília, que está em horário de verão. O horário de verão no Brasil, que começou neste domingo (16), vai até o dia 19 de fevereiro de 2017. No Ceará, o segundo turno ocorrerá em Fortaleza e Caucaia, em 30 de outubro, das 8h às 17h.
Segurança
As Forças Armadas vão atuar com 2.500 homens na segurança da votação e apuração do 2º turno das eleições em Fortaleza. Segundo o general Teófilo, comandante da 10ª Região MIlitar, haverá tropa militar fixa nos principais locais de votação e patrulhmento nos 645 pontos de votação.
De acordo com superintendente da Polícia Federal, delegado Delano Cerqueira, 162 policiais federais atuarão em Fortaleza e Caucaia, em sintonia com as forças de segurança. Já o comandante da Polícia Militar, coronel Geovani Pinheiro, antecipou que 690 policiais reforçarão o esquema de segurança em Caucaia
Mudanças de endereços
Em Fortaleza, dos 618 locais de votação, houve mudanças de endereço em 64, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Além disso, ocorreram alterações em oito locais, apenas em relação aos nomes dos prédios. Na capital, serão utilizadas 4.531 urnas eletrônicas. Do total de urnas a serem distribuídas, 4.492 são de seções de votação e 39 exclusivas para justificativa.
Para saber o endereço nas seções, o TRE disponibiliza o Disque Eleitor, pelo n número 148. Por meio do Disque Eleitor, disponibilizado em todo o Ceará ao preço de uma chamada local, pode-se obter informações sobre o número do título, o endereço da seção de votação, como fazer para justificar o voto e como votar na urna eletrônica, dentre outras informações.
Justificativa de Voto
Cento e noventa e sete locais exclusivos para justificativa de voto, em todo o Ceará, serão disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) no 2º turno das eleições 2016. Em 182 municípios, com exceção de Fortaleza e Caucaia, haverá um local para que o eleitor possa justificar o seu voto, através de formulário – Requerimento de Justificativa Eleitoral – disponibilizado no próprio local e aqui no site do TRE.
Além dos 182 locais de justificativa nos municípios cearenses, o TRE-CE disponibilizará 39 urnas exclusivas para justificativa de voto dos eleitores, em 15 locais, na capital e nos municípios de Aracati, Aquiraz (Porto das Dunas), Caucaia, São Gonçalo do Amarante (Pecém), Sobral, Juazeiro do Norte e Jijoca de Jericoacoara, os mesmos que funcionaram no 1º turno das eleições.
Na capital, os locais exclusivos de justificativa funcionarão na Unidade Móvel do TRE, na Praia do Futuro (próximo ao Clube do Médico), na Avenida Beira Mar (no Clube Náutico), no Fórum Eleitoral Péricles Ribeiro, na Praia de Iracema, no Ideal Clube, no Aeroporto Pinto Martins e nos Terminais Rodoviários Engenheiro João Tomé e do Antônio Bezerra.
Para justificar o voto, o eleitor deverá levar a qualquer seção eleitoral, fora do seu domicílio, o formulário preenchido com o número do título e um documento oficial de identidade.
O eleitor que não votar e não apresentar justificativa ficará impedido, entre outros, de tirar passaporte, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. Já o eleitor que não votar em três eleições consecutivas, não justificar sua ausência e não quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada. Para efeito de cancelamento, cada turno é considerado como uma eleição..
Lei seca
A venda e o consumo de bebidas alcóolicas está proibida em Fortaleza e Caucaia de zero às 17 horas deste domingo. Os juízes das 13 zonas eleitorais de Fortaleza assinaram a Portaria que estabelece as regras da Lei Seca no dia das eleições na capital. Assim, fica proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, mercantis, estabelecimentos congêneres e demais locais abertos ao público do município de Fortaleza, no horário compreendido entre zero e dezoito horas do dia 2 de outubro.
FONTE:G1/CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário