terça-feira, 30 de maio de 2017

Seis meses após tragédia, Chape bate o Avaí e lidera Brasileiro pela primeira vez

DESTAQUE CHAPE LÍDER!


Por Cahê Mota
Chapecó, SC
O destino e suas peças. Seis meses. Metade de um ano foi tempo suficiente para Chapecoense mostrar ao mundo seu poder de recuperação. O que aconteceu na noite desta segunda, porém, foi especial. A mesma Arena Condá, o mesmo tempo chuvoso, e as lágrimas de exatos seis meses atrás deram lugar a sorrisos por uma vitória histórica. Com o 2 a 0 sobre o Avaí, o clube deixou a indefinição sobre futuro pela alegria de um passado que aponta para liderança inédita do Campeonato Brasileiro após três rodadas. Wellington Paulista e Reinaldo construíram o placar ainda na etapa inicial.

PRIMEIRO TEMPO
Quarenta e cinco minutos foram suficientes para mostrar o quanto um time é capaz de mudar em três semanas. Esqueça o equilíbrio da final do Catarinense. A Chapecoense foi senhora da partida diante de um Avaí apático e refém de bolas longas que não surtiram efeito. Sendo assim, as linhas a seguir tratam de apenas um time que jogou futebol. Fosse pelos lados, como de costume, ou em chutes de fora, antes raros, o Verdão pressionou e abriu vantagem.

E a variação de jogadas foi refletida nos gols. O primeiro saiu após pancada de longe de Luiz Antonio, que explodiu no travessão. Arthur escorou no rebote e Wellington Paulista abriu o placar aos 16. A Chape não parou, e 20 minutos depois ampliou com Reinaldo, que aproveitou mais uma bola ajeitada por Arthur e chutou rasteiro: 2 a 0, e foi pouco.

O JOGO SEGUNDO TEMPO
Com boa vantagem e diante de um adversário que praticamente não assustava, a Chapecoense diminuiu bem o ritmo na volta para o intervalo. Até mesmo para poupar esforços - Wellignton Paulista saiu logo no começo com fadiga muscular -, o time da casa deu campo ao Avaí e passou a apostar nos contra-ataques. Quase deu certo quando Arthur recebeu na frente de Kozlinski, mas cavou pênalti e recebeu amarelo.

A medida que o tempo passava, a neblina aumentava e o jogo ficava mais chato. A Chape satisfeita com o resultado, o Avaí sem forças para reagir. Apesar de cercar muito a área, o máximo que o Leão conseguiu foi a expulsão de Luiz Otávio pelo segundo cartão amarelo. Três semanas depois, o campeão estadual lidera o Brasileirão, o vice começa sua luta contra o rebaixamento. 

DESTAQUE COMO FICOU
A vitória leva a Chapecoense aos sete pontos, ao lado de Cruzeiro e Corinthians, mas com vantagem no saldo de gols: 3 contra 2 dos rivais. E a semana ainda reserva dois duelos decisivos com a Raposa: quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), na Arena Condá, na volta das oitavas de final da Copa do Brasil - 1 a 0 para os mineiros na ida - e domingo, às 19h, no Mineirão, valendo a ponta da tabela do Brasileirão. O Avaí, por sua vez, segue no Z-4, com um ponto, e recebe o Sport, domingo, 11h, na Ressacada.

DESTAQUE QUEM MUDOU, MELHOROU

Chapecoense e Avaí se reencontraram na Arena Condá 22 dias após a decisão do Catarinense, e as escalações iniciais mostram que quem não se iludiu com o Estadual se deu melhor. Mesmo campeão, o Verdão mudou muito a equipe. Jandrei, Apodi, Victor Ramos e Seijas entraram nas vagas de Artur Moraes, João Pedro, Grolli e Moisés Ribeiro - Girotto voltou no lugar de Nathan, mas porque estava suspenso naquele domingo. Já o Avaí não apresentou nenhuma novidade além da volta de Capa, também expulso no primeiro jogo. Coincidência ou não, acabou dominado e derrotado.

DESTAQUE ARRANCADA

A liderança do Brasileirão premia uma volta por cima importante da Chape. Mais uma, por sinal. Como virou hábito em 2017, o time deu a resposta após uma derrota emblemática. Desta vez, o 4 a 1 para o Atlético Nacional, na final da Recopa. Desde então, são cinco partidas de invencibilidade, com quatro vitórias consecutivas: duas pela Libertadores e duas pelo Nacional. Baita volta por cima!

FONTE:G1/CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE B

Nenhum comentário:

Postar um comentário