O Ceará registrou chuvas em 33 municípios neste sábado (3) em todo o estado. A maior precipitação foi em Cedro, na Região do Cariri do Estado, com 120 milímetros.
Funceme explica que as precipitações foram causadas devido a atuação de um sistema de Alta Pressão - atmosférica (circulação anti-horária a aproximadamente 12 km de altura) que está posicionado sobre o Oceano Atlântico. (Foto: Funceme)
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) explica que as precipitações foram causadas devido a atuação de um sistema de Alta Pressão - atmosférica (circulação anti-horária a aproximadamente 12 km de altura) que está posicionado sobre o Oceano Atlântico.
A previsão para este domingo (4) é de chuva isolada no centro-sul do Ceará. Nas demais áreas, céu entre parcialmente nublado e claro. Já para segunda-feira (5) nos períodos madrugada e manhã, há possibilidade de chuva na faixa litorânea. No decorrer do dia, céu com poucas nuvens em todas as regiões cearenses.
Volume de chuva ainda abaixo da média
Apesar das chuvas irregulares e abaixo da média, o período chuvoso no Ceará – entre fevereiro e maio – de 2017 foi o mais chuvoso desde de 2012. O estado acumulou no trimestre 530 milímetros, 10% a menos que a média histórica, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Em maio, o volume de precipitação acumulada no estado ficou 20% abaixo do esperado. Em abril, o volume de chuvas ficou abaixo da média histórica, em 39%, quando choveu 114.0mm. Já no mês de março, houve um pequeno desvio positivo de 0,7%, quando choveu 204.9mm para média histórica de 203.4mm.
FONTE:G1/CE

Nenhum comentário:
Postar um comentário