O Ceará teve o dia com o menor volume nesta quinta-feira (26) entre os dias de abril segundo dados registrados pela Funceme até esta tarde. Este mês é o mais chuvoso no estado desde 2009, com 207 milímetros, mas as precipitações tiveram intensidade reduzida desde o dia 23.
Nesta quinta, houve chuvas moderadas em 23 municípios. Os maiores volume ocorreram em Bela Cruz (25 milímetros), São Gonçalo do Amarante (23), Araripe (16,5) e Maracanaú (16), conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Conforme a fundação, a reaproximação da zona de convergência - fenômeno meteorológico que propicia a formação de chuva - favorece a precipitação nos próximos dias. Ainda segundo a Funceme, a sequência de dias chuvosos intercalada por dias sem chuvas é comum em regiões semiáridas, como o Nordeste brasileiro.
Açudes em situação crítica
Açudes do Ceará receberam aporte de água, mas situação segue crítica nos grandes reservatórios (Foto: Reprodução/TV Globo)
Os açudes de pequeno e médio porte receberam um grande volume de água desde o início do ano. Atualmente, 84 dos reservatórios do estado têm 30% de sua capacidade ou menos. Em dezembro 2017, 123 açudes estavam na mesma situação.
O Castanhão teve o seu volume ampliado de 2,3% para 8,31% desde o início do ano. Apesar do aporte, o maior açude do estado segue em situação crítica.
O Orós, segundo maior reservatório do estado, tem atualmente 9,55% da capacidade.
FONTE:G1/CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário