quarta-feira, 4 de abril de 2018

Grupo protesta em Fortaleza em defesa de Lula durante julgamento no STF

Um grupo realiza na tarde desta quarta-feira (4) um protesto contra a possibilidade de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os manifestantes circulam pelas ruas do Centro da capital cearense com cartazes e faixas com mensagens de apoio a Lula. Conforme organizadores, cerca de 200 pessoas participam da manifestação. A Polícia Militar do Ceará não divulga estimativa de público presente.

O Supremo Tribunal Federal vota nesta quarta-feira o pedido de habeas corpus para impedir a prisão de Lula, condenado a 12 anos e um mês de prisão no Superior Tribunal Federal da 4ª Região. Caso o STF conceda o pedido da defesa de Lula, ele não poderá ser preso com base na condenação.

A concentração do ato em favor de Lula em Fortaleza ocorreu na Praça da Bandeira, no centro da cidade. Em seguida eles iniciaram uma caminhada pelas vias da região. Um carro de som com organizadores do evento e ativistas acompanha o grupo.

Condenação


Concentração de manifestantes em Fortaleza ocorreu na Praça da Bandeira (Foto: Josean Ramos/TV Verdes Mares)

Em fevereiro, por unanimidade, a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) manteve a condenação de Lula determinada pelo juiz federal Sérgio Moro e ampliou a pena de prisão do ex-presidente de 9 para 12 anos.

Lula foi acusado pelo Ministério Público de receber propina da empreiteira OAS. A suposta vantagem, no valor de R$ 2,2 milhões, teria saído de uma conta de propina destinada ao PT em troca do favorecimento da empresa em contratos na Petrobras. Segundo o MP, a vantagem foi paga na forma de reserva e reforma do apartamento triplex no Guarujá, cuja propriedade teria sido ocultada das autoridades.

A defesa do ex-presidente nega as acusações e diz que o MPF não apresentou provas dos supostos crimes cometidos por ele.

Ato ocorre enquanto STF julga pedido de habeas corpus que pode evitar eventual pedido de prisão de Lula (Foto: Josean Ramos/TV Verdes Mares)

FONTE:G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário