domingo, 6 de maio de 2018

PT não vai tirar Lula das eleições de 2018, diz Dilma

Em Londres para participar do Brazil Forum UK, seminário criado por estudantes brasileiros no Reino Unido, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou neste sábado, 5, que seu partido não discute um plano B, caso a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, condenado em segunda instância na Lava Jato e preso desde o dia 7 de abril, seja barrada.
Dilma falou por mais de uma horano evento e depois respondeu às perguntas da plateia. Quando questionada sobre uma fala do ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), de que o PT poderia estar aberto a apoiar Ciro Gomes (PDT), Dilma declarou que conversou com o correligionário há três dias, quando estava em Porto Alegre, e que ele lhe disse que foi mal interpretado. "Em tempos normais, acho que ele quis dizer que o PT pode apoiar outro partido e eu acho até que deve (no futuro). Mas neste momento, nesta conjuntura, esta não é a nossa posição", afirmou Dilma.
A ex-presidente ressaltou que não vai discutir um plano B nem oferecer outro candidato. "Lula é inocente. Não é que não há provas, a verdade é que não há crime. Nos enfraqueceria se ele não for candidato a presidente nas próximas eleições. Nós iremos sustentar a posição de inocência do Lula. Não cabe a um inocente ser retirado. Não vamos tirá-lo das eleições de 2018. Se ele participar, ele ganha", afirmou.
Dilma disse que, apesar da decisão do partido de lançar Lula nesta eleição, a sigla deve apoiar nomes de fora nos próximos pleitos. "Daqui um tempo, nós vamos ter que passar o bastão para as novas gerações, para o pessoal de 30, 40, 50 anos. Nós já temos 70, né?" Ela não falou em nomes específicos, mas indicou que os próximos líderes poderiam ser aqueles que estavam próximos a Lula no dia em que ele foi preso – caso dos pré-candidatos a Presidência Guilherme Boulos (PSOL) e Manuela D'Avila (PC do B).
Durante todo o dia, especialistas debateram assuntos ligados à política econômica, desigualdade, segurança pública, desenvolvimento urbano e empreendedorismo social. O Brazil Forum UK continua neste domingo, 6, desta vez sediado na Universidade de Oxford. Para encerrar a conferência, haverá uma palestra da pré-candidata a Presidência, Marina Silva (Rede).

Fonte: Folha de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário