segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Vacinas contra sarampo, caxumba e rubéola estão em falta nos postos de saúde de Fortaleza

Pelo menos 15 bairros de todas as Regionais de Fortaleza enfrentam a falta das vacinas tríplice e tetra viral, que protegem contra sarampo, caxumba e rubéola. Em algumas unidades, as imunizações já são afetadas há duas semanas.

“Procurei em clínica particular, não tinha. Fui aos postos Paulo Marcelo, Dona Libânia, Carlos Ribeiro e um no Bairro Ellery, também não tinha. A funcionária de um deles me disse que não tem previsão até dezembro”, preocupa-se a auxiliar administrativa Thais Andrade, 36, que procura a tríplice viral para o filho Arthur, de 11 meses.

O G1 confirmou a ausência de estoque em postos de saúde dos seguintes bairros:

Rodolfo Teófilo
Meireles
Barra do Ceará
Messejana
Jacarecanga
Antônio Bezerra
Autran Nunes
Bom Jardim
Conjunto Ceará
Genibaú
Parquelândia
Parangaba
Granja Lisboa
Centro
Ellery

Além disso, foi informada da ausência em pelo menos quatro clínicas particulares

O vigilante Francisco Vitor Santos, 34, também não conseguiu imunizar o filho de 1 ano e 4 meses. “Fomos nos postos Guarany e Dom Lustosa (ambos no bairro Granja Lisboa) e não deram nem previsão. Meu menino tem até outra vacina atrasada, que também tá faltando”, lamenta.

Repasse insuficiente

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que as doses recebidas do Ministério da Saúde são repassadas a cada município, sendo atribuída à pasta o abastecimento nos postos.

A Secretaria Municipal de Saúde Fortaleza (SMS) afirmou que a responsabilidade sobre a escassez de imunizações é do Governo Federal, que tem repassado quantitativos insuficientes para a demanda.

A pasta declarou, ainda, que “a falta da matéria-prima para produção da vacina”, o que gera a falta de doses nos postos, “é uma questão nacional”, mas que a gestão municipal tem tentado contornar o problema, “redirecionando doses para postos com maior demanda”.

Já o Ministério da Saúde informou ao G1 que "foram compradas recentemente 47,4 milhões de doses da vacina tríplice viral, quantitativo atualmente disponível no mundo, para garantir a vacinação de 39 milhões de brasileiros". Outras "37 milhões de doses serão distribuídas aos estados até dezembro." A pasta, porém, não respondeu com precisão se os repasses ao Ceará estão irregulares.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, o Ceará recebeu 80 mil doses da tetra viral em 2019, para “atender a vacinação de rotina”. Nada foi informado sobre a tríplice viral.

“A maior parte das doses para 2019 serão destinadas à Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que ocorrerá de forma seletiva e em duas etapas: de 7 a 25 de outubro, para crianças de seis meses a menores de 5 anos; e de 18 a 30 de novembro, com foco na população de 20 a 29 anos”, conclui a nota.

FONTE:G1/CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário