sexta-feira, 29 de novembro de 2019

SEGREDO: NOVA FIAT STRADA TERÁ ESTILO COM TOQUES DE TORO

Março de 2020 será um mês importante para a Fiat no Brasil. A marca vai promover uma mudança profunda na veterana Strada, cujo projeto da segunda geração foi revelado por Autoesporte. A picape líder de mercado há quase 20 anos terá uma nova geração totalmente remodelada. A chegada às concessionárias será em abril.

Flagras recentes do modelo em validações finais mostram que o visual será mais parrudo e terá lanternas de LED no estilo da Toro, mas com uma simplificação: as peças não invadem a tampa traseira que, por sua vez, não tem abertura dividida. Dois toques que diminuem os custos. Autoesporte fez uma projeção de frente e traseira para anteciparmos o visual da picapinha.

A nova Strada é feita sobre uma base que inclui elementos do Mobi, Argo e da antiga Strada/Fiorino. Os veículos comerciais doaram a porção traseira, especialmente o conjunto de assoalho e suspensão por eixo rígido, bem mais robusta para o trabalho e para carregar peso.

Outra grande novidade é o aumento das dimensões. A nova Strada cabine dupla terá o porte parecido com o da Renault Duster Oroch, que possui 4,69 metros de comprimento e 2,82 m de distância entre os eixos. A picape também terá, pela primeira vez, uma versão cabine dupla com quatro portas e capacidade para levar três ocupantes atrás. A atual, de três portas, é homologada para levar apenas duas pessoas na parte traseira.

DESIGN DA TRASEIRA LEMBRA O DA FIAT TORO, MAS COM ALGUMAS SIMPLIFICAÇÕES (FOTO: RENATO ASPROMONTE/AUTOESPORTE)

Junto com a ampliação geral de medidas, a mudança vai melhorar o acesso ao banco traseiro e o espaço disponível para pernas, cabeça e ombros.

O espaço da cabine simples também será melhor que a média: o modelo vai adotar o conceito de carroceria semiestendida, mais ou menos como a Chevrolet fez na primeira geração da Montana. As portas dianteiras são as mesmas usadas pela Strada cabine dupla, mas janelas logo depois delas ajudarão a abrir espaço atrás dos bancos.
Quais serão os motores

A motorização das configurações mais caras será o conhecido 1.3 Firefly de 109/101 cv e 14,2/13,7 kgfm de torque que equipa o hatch Argo e o sedã Cronos. E quanto aos futuros motores 1.0 12V e 1.3 16V turbo? Infelizmente, a picape não tem planos de motorização turbo.

O motivo é o preço, uma vez que a adição de motores mais caros iria invadir um pouco o território da Toro.

Por sua vez, a cabine simples será menor e atenderá o público que precisa de um veículo voltado especificamente ao trabalho. Por isso mesmo, o obsoleto motor 1.4 Fire de 88/85 cv e 12,5/12,4 kgfm será mantido.

No quesito segurança, a picape vai incorporar controles eletrônicos de estabilidade e de tração, que serão oferecidos de série no lançamento para atender às exigências legais. Os itens passam a ser obrigatórios para novos veículos a partir do ano que vem. Os carros e as picapes mais antigos terão de se adequar à legislação de 2021 em diante.

Por esse motivo, a Fiat precisará tirar de linha a antiga Strada. Já era hora. Foram 25 anos de serviços prestados com muito êxito. Assista ao último vídeo que Autoesporte fez do modelo logo acima.

FONTE:AUTO ESPORTE

PATROCINADORES DO BLOG DTNOTÍCIAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário