Na fiscalização, foram identificadas duas empresas sem o Certificado de Conformidade do Corpo de Bombeiros. Outras duas tinham pisca-piscas natalinos à venda fora do padrão de regulamentação do Inmetro. Cerca de 100 luminárias sem selo de conformidade foram apreendidas cautelarmente.
Também foi verificada a adequação dos estabelecimentos às normas de proteção e defesa do consumidor.
“O consumidor deve se programar com antecedência para conseguir comprar itens com menor preço, bem como se atentar para a segurança destes produtos. Mas é preciso verificar se eles possuem selos do Inmetro, se as embalagens possuem informações claras, precisas e ostensivas em seus rótulos e se tem manual de instruções. Os produtos importados devem estar em língua portuguesa e de fácil compreensão”, alerta a secretária-executiva do Decon, promotora de Justiça Ann Celly Sampaio.
Em nota, o Decon cita norma do Código de Defesa do Consumidor (CDC) que determina a apresentação de informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados na embalagem do produto.
Serviço


Nenhum comentário:
Postar um comentário