quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Chuva causa alagamentos, derruba árvore e complica o trânsito em Fortaleza

Fortaleza amanheceu nesta quarta-feira (11) sob chuva, que deixou alguns pontos da capital alagados. Como é comum em dias assim, algumas ruas e avenidas da cidade se transformaram em "rios" com a quantidade de água acumulada. Por toda a cidade, há relatos de transtornos, com engarrafamentos, semáforos apagados e acidentes. Até meio-dia, sete semáforos estavam com defeito.

Trecho da Avenida Leste-Oeste no Bairro Moura Brasil ficou alagada e dificultou o tráfego de veículos. — Foto: Reprodução/Sistema Verdes Mares
Na Avenida Leste-Oeste, no Bairro Moura Brasil, pro exemplo, foi registrado um grande congestionamento. Da mesma forma, entre os quilômetros 2 e 6 da rodovia BR-116, em direção ao Centro de Fortaleza, um longo engarrafamentos se formou nas primeiras horas da manhã. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) enviou equipes para o trecho.

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), no balanço parcial, há registros de chuva em, pelo menos, três municípios, sendo os maiores acumulados em postos pluviométricos de Fortaleza: 20,8 mm na Água Fria e 18 mm em Messejana. Com os acumulados, mesmo que não tão expressivos, a temperatura mínima da Capital chegou aos 23,1°C, menor registro no município este mês.

Álvaro Weyne, Avenida José Bastos e Centro de Fortaleza foram áreas afetadas pelas chuvas

Foi registrado alagamento nos seguintes locais:

Avenida José Bastos;
Rua Princesa Isabel próximo à Avenida Domingos Olímpio, no Centro;
Rua Cônsul Gouveia, no Bairro Carlito Pamplona;
Ruas Castro e Silva com Barão do Rio Branco;
Avenida Sargento Hermínio com Avenida Coronel de Carvalho;
Avenida Silas Munguba, próximo a Universidade Estadual do Ceará (Uece);
Rua Francisco Domingos no Bairro Bonsucesso

Semáforos apagados

Semáforos ficaram apagados e causaram engarrafamentos em diversas vias, como nos cruzamentos da Rua Demétrio de Menezes e Avenida Coronel de Carvalho com a Avenida Sargento Hermínio, no Bairro Padre Andrade. Há também um semáforo intermitente entre a Avenida José Bastos com a Rua Ceará, no Bairro Couto Fernandes.

Motoristas também relataram semáforos apagados ao longo da Avenida Mister Hull. Como também na Avenida Aguanambi com Rua Padre Miguelinho, no Bairro de Fátima.

Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), foram registrados 20 semáforos com problemas por conta de instabilidade na rede elétrica. Até a última atualização desta reportagem, sete semáforos ainda estavam com problemas, nos Bairros de Fátima, Aldeota e Centro.

Na CE-040, no Bairro Messejana, uma picape chocou-se com um poste — Foto: Isaac Macêdo/SVM

Acidentes

Durante a chuva, também houve acidentes de trânsito na capital. Na CE-040, no trecho conhecido como "Curva das Tapioqueiras", no Bairro Messejana, uma picape chocou-se com um poste. O condutor teve ferimentos nos braços e pernas.

No Bairro Vila Velha, um ônibus que faz o transporte coletivo colidiu com um caminhão no cruzamento da Avenida Coronel de Carvalho com Rua Desembargador Hermes Parahyba. Não há informações sobre feridos.

No Bairro Vila Velha, um ônibus que faz o transporte coletivo colidiu com um caminhão — Foto: Leábem Monteiro/SVM

Queda de árvore

As precipitações também provocaram queda de uma árvore na Avenida dos Expedicionários próximo ao cruzamento com a Avenida Borges de Melo, no Bairro Jardim América. Um carro e uma moto foram atingidos. Não há registro de pessoas feridas.

A Defesa Civil comunicou que realiza um balanço das ocorrências relacionadas à chuva desta quarta-feira.

Queda de uma árvore na Avenida dos Expedicionários próximo ao cruzamento com a Avenida Borges de Melo, no Bairro Jardim América. — Foto: Reprodução/Sistema Verdes Mares

Previsão da Funceme

A faixa entre os litorais de Fortaleza e do Pecém, em conformidade com a previsão do tempo emitida pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), amanheceu, nesta quarta-feira, com precipitações de intensidade variando entre leve e moderada.

As chuvas de quarta estão associadas à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), cujo centro está sobre o Maranhão. Como sua borda leste está sobre o Ceará, região que favorece a convecção, áreas de instabilidade foram formadas, colaborando para as precipitações.

De acordo com os meteorologistas da Funceme, ao longo desta quarta, a tendência é redução das precipitações no litoral e possibilidade na Ibiapaba. De forma geral, a tendência é de predomínio de nebulosidade variável sobre todo o território do Estado no decorrer do dia. Para amanhã, além da faixa litorânea, o Cariri deve ter possibilidade de precipitações.

Apesar da previsão do tempo emitida na manhã de quarta, a Funceme realizará novas análises das condições de tempo e, caso seja necessário, indicará atualizações no prognóstico indicado para esta quinta-feira.

FONTE:G1/CE

PATROCINADORES DO BLOG DTNOTÍCIAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário