quinta-feira, 9 de julho de 2020

Polícia encontra anel templário com chefe de facção atuante na Grande Fortaleza preso no Piauí

O criminoso da lista dos mais procurados do Ceará, Francisco Cilas de Moura Araújo, o "Mago", possuía um anel templário com a inscrição “MG”, em referência ao apelido com o qual é conhecido como chefe de uma facção que atua em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Ele foi preso na Operação Focus, no Piauí, na última segunda-feira (6), e estava foragido desde 2016. Outras setes pessoas do bando de "Mago" foram presas em Caucaia nesta quarta-feira (8), em continuidade à operação.

Esse tipo de objeto vem sendo usado por chefes de facções criminosas como símbolos de quem está no comando. Em julho do ano passado, a polícia descobriu que os principais líderes de uma facção criminosa cearense utilizam anéis templários de ouro, que custam R$ 7 mil cada.

Segundo as investigações da Operação Focus, Cilas pertence a uma facção oriunda do Rio de Janeiro. Escondido há cerca de um mês em um apartamento de alto padrão em Teresina, no Piauí, ele dava ordens para execuções em Caucaia.

"Ele estava residindo como se fosse um 'cidadão comum'. O detalhe é que os vizinhos não viam o Cilas. Ninguém tinha acesso a ele. Ficava basicamente dentro do apartamento, ninguém tinha contato com ele, a não ser os familiares", revelou o delegado adjunto da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Alisson Gomes.

O criminoso não usava o anel quando foi capturado, mas o objeto estava guardado no apartamento. Um documento de identidade falso também foi apreendido pela polícia no local. O homem não reagiu à prisão.

Fuga e recompensa

A polícia chegou a oferecer R$ 10 mil, no início deste ano, para informações da localização de Cilas, por meio do Programa de Recompensa - garantida na Lei n° 16.829/2019, conhecida popularmente como Lei da Recompensa.

A Lei da Recompensa foi criada em janeiro de 2019 como uma reação do Governo do Estado à mais grave onda de ataques já ocorrida no Ceará.

Cilas estava foragido desde 14 de julho de 2016, quando fugiu por um túnel construído no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II). Após ser capturado em Teresina (PI) nesta segunda, o homem foi trazido para Fortaleza.

Ele tinha como braço direito Alban Darlan Batista Guerra, também na lista dos mais procurados do estado.

Um dos integrantes do grupo chefiado por Alban Darlan e Francisco Cilas foi preso em 8 de fevereiro em uma operação do 12º Batalhão da Polícia Militar com apoio da Força Tática e o Serviço Reservado, em Caucaia.


FONTE:G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário