quinta-feira, 29 de setembro de 2022

10 anos após crime: Justiça condena homem a 20 anos de prisão pela morte do jovem Hermerson Nobre

 

O Tribunal do Júri do Ipu condenou o réu Francisco Odenísio Pinto Lopes a 20 anos e quatro meses de reclusão pelo assassinato do jovem Francisco Hermerson Paulo Nobre (16), filho do maestro Jorge Nobre, ocorrido a quase 10 anos no dia 25/11/2012, em uma seresta no bairro Escondido em Ipu (CE). (reveja a matéria) Odenísio foi condenado pelos crimes de homicídio simples, tentativa de homicídio contra o jovem João Victor e posse ilegal de arma de fogo. (Art. 121, § 2º, incs. II e IV do Código Penal)

De acordo com os autos, no dia dos fatos, a vítima estava acompanhado de mais três amigos, quando o réu chegou de posse de uma arma de fogo, totalmente municiada, teria retirado as balas do tambor do revólver e entregue aos jovem e ficado com as outras duas, quando resolve apontar para os jovens que estavam no local, ao apontar para o Hermerson a arma dispara e acerta a vítima que correu e morreu horas depois a caminho do hospital.

A linha da defesa foi que o réu não teve a intenção de matar e que a arma disparou acidentalmente, tentando levar o julgamento para homicídio culposo. Em seu depoimento, Odenísio negou que teria apontado a arma para os jovens e alegou disparo foi acidental ao tentar manusear o revólver.

Na acusação, o Ministério Público, o promotor Dr. Ítalo Braga alegou dolo eventual, onde o réu assumiu o risco de produzir a morte do Hermerson assim como a tentativa contra a outra vítima. Segundo o MP para assumir o risco, o réu necessariamente não previu o resultado, bem como foi indiferente sobre a possibilidade dessa previsão vir a ocorrer.

Em Plenário, o Conselho de Sentença condenou o réu conforme a denúncia do Ministério Público. Assim, de acordo com a decisão soberana dos jurados, o juiz-presidente do Júri Dr. Eduardo Girão sentenciou a pena de 20 anos e quatro meses de prisão, em regime fechado.

Vídeo

Veja no vídeo abaixo o momento em que o juiz leu a sentença do réu. O julgamento ocorreu no auditório da Escola Profissionalizante Antônio Tarcísio Aragão, devido o plenário do Forúm está sendo utilizado para armazenamento das urnas para as eleições do próximo dia 2/10.

 

 

 

 

Fonte: Ipu Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário