segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Disputada pelo tráfico, Boa Viagem vive onda de violência e MPCE cobra reforço na segurança e traça força-tarefa

 


O Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Boa Viagem, recomendou que a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), aumente o efetivo de agentes da Polícia Civil no município e articule uma força-tarefa integrada para conter os índices de crime no município e na região. A recomendação é assinada pelo promotor de justiça, Dr. Alan Moitinho Ferraz. A pasta tem 10 dias para se pronunciar e responder ao MPCE.Endereçada ao secretário de segurança pública, Sandro Caron, e ao delegado geral da polícia civil, Sérgio Pereira dos Santos, a recomendação pede que, no mínimo, mais três inspetores sejam acrescentados de forma permanente à equipe de Boa Viagem; e que seja formada uma força-tarefa com pelo menos seis diferentes setores da Polícia Civil do Ceará para auxiliar nas investigações dos recentes crimes ocorridos em Boa Viagem e em Madalena.


A 2ª Promotoria solicitou o apoio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Inteligência Policial (DIP), da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e da Coordenadoria de Inteligência (COIN).Somente neste mês de setembro cinco assassinatos foram registrados em Boa Viagem. Os crimes ocorreram com características similares, de execução por arma de fogo, em residências ou próximo ao local onde as vítimas moravam. “Estamos no 15º crime somente neste ano, realmente estamos num ano atípico e eu estou há quatro anos atuando nessa área criminal em Boa Viagem e nunca tinha passado por algo semelhante”, detalho Dr. Alan Moitinho. Apesar dos esforços, a atual estrutura de pessoal da Polícia Civil em Boa Viagem não é capaz de dar vazão às investigações.

As execuções no município são investigadas como o agir dos criminosos na disputa pelo território para o tráfico de drogas. O Primeiro Comando da Capital (PCC) tem base em Boa Viagem, algo que começou em 2005 a partir do assalto de R$ 164 milhões do Banco Central em Fortaleza. “Boa Viagem é o redulto do PCC, isso se deve principalmente à base dos assaltantes do Banco Central que são de lá, e isso acabou se desenvolvendo”, explica o promotor. Nas investigações o PCC estaria atualmente agindo para não perder o território em Boa Viagem para outra facção.


Fonte:Revista Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário