sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Carreta tomba ao tentar desviar de passarela

Veículo tentou desvio por estrada de piçarra, pois era mais alto que a estrutura, mas manobra foi mal-sucedida
Uma carreta tombou na manhã de ontem, por volta das 8h40, após tentar desviar de uma passarela, na localidade de Jabuti, no município de Itaitinga. No acidente, que ocorreu no Km 20 da BR-116, um caminhão acabou sendo esmagado. Não houve feridos. As informações são da Redação Web do Diário do Nordeste.

Terreno íngreme desfavoreceu a manobra e carreta tombou, esmagando um caminhão que estava estacionado nas proximidades FOTO: LUCAS DE MENEZES

Desde ontem, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava a escolta do veículo de grandes proporções, com carga indivisível, inclusive com o auxílio de equipe da Companhia Energética do Ceará (Coelce) para o levantamento de fios de alta tensão da rede elétrica. Contudo, a carreta não teve como seguir viagem no trecho, devido a uma passarela provisória construída há dois meses no local. Com a estrutura, a altura máxima permitida no trecho é de 6,2 metros. Entretanto, a carga transportada pelo veículo chegava a aproximadamente sete metros.

O veículo permaneceu no posto da PRF até a manhã de ontem, quando engenheiros da empresa chegaram ao local para tentar solucionar o problema.

Após análise, foi decidido que o veículo passaria por uma estrada de piçarra, localizada na lateral da pista. Contudo, o terreno íngreme não favoreceu a manobra. Após atravessar a passarela, por fora da pista, a carreta, que transportava peças de maquinário de cimento, com o peso de 190 toneladas, tombou por cima de um veículo da própria empresa quando retornava para a estrada.

Sem feridos

Como o tombamento aconteceu de forma gradual, houve tempo para que as pessoas, inclusive os ocupantes do veículo de carga, pudessem se afastar da área. O próprio deslocamento de um veículo desse porte, conforme a PRF, é realizado de forma lenta, exigindo sinalização adicional e batedores.

Para a Polícia Rodoviária Federal, essa ocorrência não se assemelha com a da última terça-feira (28), no Rio de Janeiro, quando um caminhão derrubou uma passarela, esmagou veículos e deixou cinco mortos, pois o que contribuiu com o acidente da BR-116 foi a característica indivisível da carga do veículo.

Segundo os engenheiros, a carga estava programada para passar pelo local há seis meses, entretanto a passarela teria sido montada há apenas dois. A reportagem tentou entrar em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pela estrutura, mas não obteve retorno até o fechamento da edição.

FONTE:diáriodonordeste.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário