quinta-feira, 30 de junho de 2016

Vitor Hugo alcança índice e garante o Brasil nos 100m do Rio: "É um alívio"

A vibração de Vitor Hugo dos Santos ao olhar o placar foi grande. A marca 10s11 anunciada no telão levantou a arquibancada da pista de São Bernardo do Campo ainda na semifinal dos 100m rasos do Troféu Brasil, nesta quinta-feira. Depois de bater na trave no GP do Brasil, o carioca de 20 anos alcançou o índice olímpico (10s16) para a prova mais nobre do atletismo. O tempo foi o melhor da carreira do velocista, que, na última competição possível, evitou a ausência do Brasil na prova dos Jogos do Rio de Janeiro - a última vez que o país ficou fora foi na Olimpíada da Cidade do México, em 1968. Ele voltou à pista poucas horas depois e venceu também a final, com 10s21.

- É um alívio saber que tem brasileiro nos 100m da Olimpíada. Já era planejado tentar na semifinal. Conversei isto com meu treinador (Victor Fernandes): o primeiro tiro do dia era para se classificar para a semi, o segundo era para tentar o índice e o terceiro para vencer. Como eu ainda não tinha índice, precisava correr forte. Faltava bem pouco e agora veio. Fiquei muito feliz. Agora é focar e tentar baixar o tempo mais ainda - disse o carioca, que se mudou para São Paulo no fim do ano passado para defender o São Caetano do Sul.

Vice-campeão mundial dos 200m ainda na categoria menor, em 2013, Vitor Hugo já era apontado como um forte candidato a conquistar o índice desde o ano passado, quando se consolidou como o homem mais rápido do Brasil na categoria adulta. No GP do Brasil, no último dia 19, ele ficou a um centésimo da marca classificatória. Ainda conseguiu 10s14 em uma competição na Colômbia na última semana, mas com a ajuda do vento. Em São Bernardo, o vento voltou a dar um empurrão, mas no limite do permitido - a velocidade máxima é 2 m/s, e o vento estava a 1,7m/s na bateria de Vitor Hugo. Com vento contra (-0,2m/s), ele dominou também a final para ficar com o ouro e o tempo de 10s21. O veterano José Carlos Moreira, o Codó, ficou com a prata (10s25) e Rodrigo Nascimento levou o bronze (10s26).

- Na final, já estava sentindo cansaço. A perna estava pesada. Poderia ser um pouco melhor. Minha corrida não foi o que estava esperando, mas o resultado saiu. Eu só sonhava em estar na Olimpíada. Ainda não caiu a ficha. Quando entrar na Vila Olímpica, quando sentir o clima, acho que vai ser fantástico - disse Vitor Hugo.

Com o índice, o carioca puxou a reação da velocidade masculina do Brasil. O país corria o risco de ficar fora da prova mais nobre do atletismo pela primeira vez desde 1968. O Troféu Brasil era a última chance de evitar isso. Por ter feito o índice na prova individual, Vitor Hugo foi o primeiro atleta garantido no revezamento 4x100m rasos. Bruno Lins e Aldemir Gomes, que têm índices nos 200m rasos, estão na equipe, que vai contar também com Codó (vice-campeão do Troféu Brasil), Ricardo Souza (segundo do ranking brasileiro, com 10s21) e Jorge Henrique Vides, que pode perder o posto caso o vencedor dos 200m rasos do Troféu Brasil não seja um dos atletas que já estão no time.

ROSÂNGELA VENCE NO FEMININO

Rosângela Santos também confirmou o favoritismo e venceu a prova feminina dos 100m rasos. Assim como Vitor Hugo, a atleta do Pinheiros fez o índice olímpico na semifinal - ela já tinha a marca e retificou com o tempo de 11s26 - e caiu um pouco de rendimento na decisão, mas manteve o domínio, com 11s34. Bruna Farias encaminhou sua vaga no revezamento 4x100m olímpico com a prata no Troféu Brasil, com 11s45. Vitória Rosa, que tem índice nos 200m rasos, foi a terceira, com 11s54.

O revezamento feminino ainda não está confirmado, já que Ana Claudia Lemos ainda pode ser suspensa por doping - o caso está na Corte Arbitral do Esporte (CAS) - e Franciela Krasucki se recupera de lesão. A princípio, as seis convocadas são Rosângela (índices nos 100m e 200m), Ana (índices nos 100m e 200m), Franciela (índice nos 100m), Vitória (índice nos 200m), Kauiza (índice nos 200m) e Bruna (prata nos 100m do Troféu Brasil). Caso Ana Claudia seja suspensa, Evelyn dos Santos é a primeira suplente.

Fonte:G1/ATLETISMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário